Sábado, 02/08/2014
Neste
dia, tivemos reunião geral com todos os bolsistas , incluindo os de outros
cursos. Nos reunimos com os coordenadores do PIBID e foram apresentadas as
mudanças ocorridas na diretoria do projeto.
Quinta, 07/08/2014
Neste dia, na reunião no CIEP Joracy Camargo foi combinado o modo como executaríamos as oficinas. Optamos por uma divisão de turmas por dupla de estagiários. Eu e Nathalia nos encarregamos de duas turmas cada e os outros uma turma cada. As oficinas foram separadas da seguinte forma:
PLANO GERAL: A Palavra do Nordeste
DIA 28/08/14- GÊNEROS: OBITUÁRIO, EDITORIAL E REPENTE
Neste dia, na reunião no CIEP Joracy Camargo foi combinado o modo como executaríamos as oficinas. Optamos por uma divisão de turmas por dupla de estagiários. Eu e Nathalia nos encarregamos de duas turmas cada e os outros uma turma cada. As oficinas foram separadas da seguinte forma:
PLANO GERAL: A Palavra do Nordeste
DIA 28/08/14- GÊNEROS: OBITUÁRIO, EDITORIAL E REPENTE
PRIMEIRA OFICINA
DIA 04/09/14- TIPOLOGIA TEXTUAL: INFORMATIVO-EXPOSITIVO. COM ENFASE EM LITERATURA DE CORDEL
DIA 04/09/14- TIPOLOGIA TEXTUAL: INFORMATIVO-EXPOSITIVO. COM ENFASE EM LITERATURA DE CORDEL
Quinta, 14/08/2014
Neste dia, apresentamos e revisamos nossos planos de atividade juntamente com a supervisão, verificamos os pontos positivos e negativos que obtivemos, e ainda verificamos a questão da qualidade da produção textual desenvolvida pelos alunos.
Quinta, 21/08/2014
Neste dia, houve o fechamento dos planos de aula para dar início às oficinas no CIEP 380.
Quinta, 28 /08/ 2014
Neste
dia, aconteceu a nossa primeira oficina. Falamos sobre o Repente e
contextualizamos com a Baixada Fluminense. Trabalhamos também o Gênero Textual
Obituário que, de acordo com a avaliação diagnóstica, era um dos textos que os
alunos desconheciam.
DIA 28/08/14- GÊNEROS: OBITUÁRIO, EDITORIAL E REPENTE
Quinta,04/10/ 2014
Neste
dia, aconteceu a segunda oficina, sobre Tipologia Textual, Gêneros
Expositivos e Injuntivos, com ênfase na Literatura de Cordel. Também contextualizamos
os textos com a Baixada Fluminense. Trabalhamos o Gênero Textual Obituário, que,
de acordo com a avaliação diagnóstica, era o que os alunos desconheciam.
DIA 04/09/14- TIPOLOGIA TEXTUAL: INFORMATIVO-EXPOSITIVO. COM ENFASE EM LITERATURA DE CORDEL
Quinta ,11 /09/2014.
Nesta data, na escola,
aconteceu a culminância do projeto "Feira Nordestina". Este projeto
foi realizado apenas por alunos do primeiro ano, os alunos do segundo e
terceiro ano tiveram outros temas para outras apresentações. Os alunos apresentaram
seus trabalhos sobre os temas Literatura de Cordel e Repente, assuntos que
também foram trabalhados em nossas oficinas. Eles apresentaram danças, desfiles
com roupas típicas, montaram tendas com o tema da feira. Foi um dia bem
divertido, assim como qualquer dia de projeto na escola. Nós, bolsistas,
participamos diretamente do projeto, avaliando as turmas. Foi um dia
maravilhoso com as turmas.
Terça, 16 /09/2014.
Nossa reunião na
faculdade aconteceu em uma terça-feira. E hoje, discutimos assuntos como a
relação de nós bolsistas com os alunos, a relação dos alunos e a comunidade
escolar e a relação dos projetos da escola com os professores supervisores.
Demos relatos de como foram nossas apresentações das oficinas, os pontos
positivos e negativos. E também começamos a pensar sobre o que poderíamos fazer
para promover a melhoria dos textos produzidos pelos alunos nos dias das
oficinas. Pensamos na criação de uma atividade que vá melhorar a escrita dos
alunos com relação à produção de texto. Tivemos uma reunião muito interativa e
proveitosa!
Quinta, 25 /09/2014.
Nesta data, aconteceu nossa reunião no Joracy Camargo. Foi discutido o fato de
montar uma oficina de monitoria de apoio à escrita para os alunos do primeiro
ano. Também pensamos na ideia de mais duas oficinas que serão planejadas por
nós bolsistas. Que terá como objetivo melhorar o desempenho dos alunos na
escola .
NA FACULDADE:
Hoje, aconteceu mais uma vez nossa reunião com a coordenadora Cláudia Fabiana
Cardoso, em que discutimos diversos assuntos. Um deles foi atualização dos
blogs e também já discutimos sobre o seminário que irá acontecer no dia 29 de
novembro na faculdade. Neste dia os bolsistas irão apresentar um trabalho,
comunicação ou painel.
Quinta, 02 /10/2014.
Foi realizada hoje nossa
reunião no CIEP Joracy Camargo, para elaborarmos nossas próximas oficinas, que
darão ênfase à melhoria da escrita dos alunos em questão. Planejamos também
mais duas oficinas com outros gêneros textuais.
Quinta – feira, 09 /10/2014.
Nesta data, apresentamos nossa
oficina de monitoria à escrita no CIEP Joracy Camargo. Participou uma grande
quantidade de alunos, que interagiram e tiraram todas suas dúvidas relacionadas
à escrita. Coesão, coerência, variação linguística e erros ortográficos e
gramaticais, esses foram alguns dos temas esclarecidos para as turmas do 1º
ano.
NA
FACULDADE:
Na reunião que aconteceu na
faculdade, falamos da expectativa das próximas oficinas que acontecerão nos
dias 23 e 30 de outubro. Fomos orientados pela coordenadora Cláudia Fabiana
para produção de ótimas oficinas. Houve uma mudança na data do seminário
institucional, agora acontecerá no dia 29 de novembro, com a apresentação dos
trabalhos dos bolsistas na própria faculdade. A coordenadora também falou do
Enalic, da definição dos bolsistas que irão participar. Discutimos também os
temas do Seminário Institucional.
Quinta, 16 /10/2014.
Neste dia, houve reunião no
CIEP Joracy Camargo, para planejamento das oficinas de grafitagem, que serão
realizadas nos dias: 23 de outubro e 30 de outubro. Também tivemos a orientação
da coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso, com o intuito de aprimorar o
conhecimento dos alunos em relação ao grafite e à pichação.
Quinta, 23 /10/2014.
Apresentamos a tão esperada
oficina de grafitagem no CIEP Joracy Camargo. Foi muito intensa a participação
dos alunos, que adoraram e tiraram todas as dúvidas relacionadas à diferença
entre pichação e do grafite.
NA
FACULDADE
Houve, neste dia, reunião na
faculdade com a coordenadora Cláudia Fabiana, com a participação de todos os
bolsistas para planejamento do Enalic e do Seminário Institucional, que irá
acontecer nos próximos dias.
Quinta, 6 /11/ 2014.
Apresentamos nesta data a
definição de literatura marginal, em que todos os alunos fizeram perguntas e
tiraram todas as dúvidas. Houve uma interação muito boa entre os bolsistas e os
alunos do CIEP. No final, os alunos fizeram suas frases e desenhos, que irão
ser expostos nos muros da escola. Demos para eles diversas ideias para a
elaboração de suas frases.
NA
FACULDADE
Na realização da reunião, na
faculdade, discutimos sobre o Seminário Institucional, tiramos todas as dúvidas
referente aos trabalhos que serão apresentados pelos bolsistas. A coordenadora
Cláudia Fabiana Cardoso deu várias ideias. Meus trabalhos no ENALIC e no Seminário
Institucional têm o título de “A Literatura de Cordel e o Repente: diálogos
entre gêneros textuais e identidades culturais na Baixada Fluminense.”
Quinta,13/11/
2014.
A
atividade cultural de pintura dos grafites no muro da quadra do CIEP Joracy
Camargo foi realizada nesta data com a participação dos bolsistas, da
coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso e do supervisor geral Anderson Brandão.
Fizemos um grafite no muro do CIEP, com a colaboração dos alunos e também da
professora Mariley. Foi super divertido, adorei participar desta atividade.
Com o intuito de divulgar o curso de Letras, para formandos do Curso
Normal, foi apresentado o perfil do programa PIBID e sua atuação nos Institutos
de Educação Carlos Pasquale e CIEP 380 Joracy Camargo que possuem o mesmo
objetivo que é formar a nível médio professores que atuem na Educação Infantil
e no primeiro segmento do ensino fundamental.
Apenas um bolsista foi convidado para este projeto, no caso, foi
priorizado um ex aluno da instituição beneficiada pela palestra.
Este encontro teve por objetivo a apresentação de diversos
trabalhos envolvendo diferentes gêneros textuais, em específico, a sala em que
apresentamos tinha o objetivo de compartilhar ideias sobre a prática do ensino
de Língua Portuguesa contextua lizando com gêneros textuais que fazem referencia
a cultura nordestina, exercitando com o
aluno a curiosidade sobre a diversidade de escritos e saberes existentes na
transição e adequação cultural que se faz presente. No caso de nosso trabalho,
apresentamos o trabalho intitulado “A LITERATURA DE CORDEL
E O REPENTE: DIÁLOGOS ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E IDENTIDADES CULTURAIS NA
BAIXADA FLUMINENSE.
Este seminário teve por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido por todos os bolsistas e todos apresentaram as atividades que foram realizadas ao decorrer deste ano de 2014.
08/12/2014- O V Encontro Nacional das Licencia turas (ENALIC)
Este seminário teve por objetivo fazer uma grande mostra do trabalho realizado em todo o país pelo PIBID em diferentes áreas de conhecimento.
Terça: 25/11/14 - Apresentação do PIBID/ UNIABEU- Letras / Língua Portuguesa ao
Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP).
No vídeo abaixo, pode-se ver parte da apresentação geral do trabalho apresentado pelo Centro Universitário Uniabeu, em específico, minha apresentação sobre o PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Sexta, 28/11/14 - 1º Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas da
UFRJ.
Sábado: 29/11/14- I Seminário Institucional PIBID/UNIABEU
Este seminário teve por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido por todos os bolsistas e todos apresentaram as atividades que foram realizadas ao decorrer deste ano de 2014.
Foi um evento muito importante para nós, pudemos avaliar e presenciar cada trabalho produzido nas U.ES
08/12/2014- O V Encontro Nacional das Licencia turas (ENALIC)
Este seminário teve por objetivo fazer uma grande mostra do trabalho realizado em todo o país pelo PIBID em diferentes áreas de conhecimento.
Neste evento, apresentei n dia
8 o pôster intitulado “A
LITERATURA DE CORDEL E O REPENTE: DIÁLOGOS ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E IDENTIDADES
CULTURAIS NA BAIXADA FLUMINENSE",
Como bolsista pude adquirir muitas experiências que posso aplicar em sala de aula, contextualizando com as diferentes condições dos alunos que se beneficiaram.
Sem duvidas, através deste seminário pudemos ter noção das dificuldades de se entrar em sala de aula, questões sociais e econômicas que muitas vezes dificultam o avanço do individuo no meio escolar, mas depois de ver tantas pessoas que estão empenhadas cada vez mais em melhorar a Educação Brasileira, vejo que ainda temos muito oque fazer e também que não podemos desanimar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário