Diário de Campo - 2014/ Segundo Semestre

Sábado, 02/08/2014

Neste dia, tivemos reunião geral com todos os bolsistas , incluindo os de outros cursos. Nos reunimos com os coordenadores do PIBID e foram apresentadas as mudanças ocorridas na diretoria do projeto.


Quinta, 07/08/2014

Neste dia, na reunião no CIEP Joracy Camargo  foi combinado o modo  como executaríamos  as oficinas. Optamos por uma divisão de turmas por dupla de estagiários. Eu e Nathalia nos encarregamos de duas turmas cada e os outros uma turma cada. As oficinas foram separadas da seguinte forma:


PLANO GERAL: A Palavra do Nordeste



DIA 28/08/14- GÊNEROS: OBITUÁRIO, EDITORIAL E REPENTE

PRIMEIRA OFICINA

DIA 04/09/14- TIPOLOGIA TEXTUAL: INFORMATIVO-EXPOSITIVO. COM ENFASE EM LITERATURA DE CORDEL



Quinta, 14/08/2014


Neste dia, apresentamos e revisamos nossos planos de atividade juntamente com  a supervisão, verificamos os pontos positivos e negativos que obtivemos, e ainda verificamos a questão da qualidade da produção textual desenvolvida pelos alunos.



Quinta, 21/08/2014

Neste dia, houve o fechamento dos planos de aula para dar início às oficinas no CIEP 380.

Quinta, 28 /08/ 2014

Neste dia, aconteceu a nossa primeira oficina. Falamos sobre o Repente e contextualizamos com a Baixada Fluminense. Trabalhamos também o Gênero Textual Obituário que, de acordo com a avaliação diagnóstica, era um dos textos que os alunos desconheciam.

DIA 28/08/14- GÊNEROS: OBITUÁRIO, EDITORIAL E REPENTE


Quinta,04/10/ 2014

Neste dia, aconteceu a segunda oficina, sobre Tipologia Textual, Gêneros Expositivos e Injuntivos, com ênfase na Literatura de Cordel. Também  contextualizamos os textos com a Baixada Fluminense. Trabalhamos o Gênero Textual Obituário, que, de acordo com a avaliação diagnóstica, era o que os alunos desconheciam.

DIA 04/09/14- TIPOLOGIA TEXTUAL: INFORMATIVO-EXPOSITIVO. COM ENFASE EM LITERATURA DE CORDEL



Quinta ,11 /09/2014.

Nesta data, na escola, aconteceu a culminância do projeto "Feira Nordestina". Este projeto foi realizado apenas por alunos do primeiro ano, os alunos do segundo e terceiro ano tiveram outros temas para outras apresentações. Os alunos apresentaram seus trabalhos sobre os temas Literatura de Cordel e Repente, assuntos que também foram trabalhados em nossas oficinas. Eles apresentaram danças, desfiles com roupas típicas, montaram tendas com o tema da feira. Foi um dia bem divertido, assim como qualquer dia de projeto na escola. Nós, bolsistas, participamos diretamente do projeto, avaliando as turmas. Foi um dia maravilhoso com as turmas.


Terça, 16 /09/2014.

 Nossa reunião na faculdade aconteceu em uma terça-feira. E hoje, discutimos assuntos como a relação de nós bolsistas com os alunos, a relação dos alunos e a comunidade escolar e a relação dos projetos da escola com os professores supervisores. Demos relatos de como foram nossas apresentações das oficinas, os pontos positivos e negativos. E também começamos a pensar sobre o que poderíamos fazer para promover a melhoria dos textos produzidos pelos alunos nos dias das oficinas. Pensamos na criação de uma atividade que vá melhorar a escrita dos alunos com relação à produção de texto. Tivemos uma reunião muito interativa e proveitosa!


Quinta, 25 /09/2014.

      Nesta data, aconteceu nossa reunião no Joracy Camargo. Foi discutido o fato de montar uma oficina de monitoria de apoio à escrita para os alunos do primeiro ano. Também pensamos na ideia de mais duas oficinas que serão planejadas por nós bolsistas. Que terá como objetivo melhorar o desempenho dos alunos na escola .

NA FACULDADE:

       Hoje, aconteceu mais uma vez nossa reunião com a coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso, em que discutimos diversos assuntos. Um deles foi atualização dos blogs e também já discutimos sobre o seminário que irá acontecer no dia 29 de novembro na faculdade. Neste dia os bolsistas irão apresentar um trabalho, comunicação ou painel.


Quinta, 02 /10/2014.

Foi realizada hoje nossa reunião no CIEP Joracy Camargo, para elaborarmos nossas próximas oficinas, que darão ênfase à melhoria da escrita dos alunos em questão. Planejamos também mais duas oficinas com outros gêneros textuais. 

Quinta – feira, 09 /10/2014.

Nesta data, apresentamos nossa oficina de monitoria à escrita no CIEP Joracy Camargo. Participou uma grande quantidade de alunos, que interagiram e tiraram todas suas dúvidas relacionadas à escrita. Coesão, coerência, variação linguística e erros ortográficos e gramaticais, esses foram alguns dos temas esclarecidos para as turmas do 1º ano.







NA FACULDADE:

Na reunião que aconteceu na faculdade, falamos da expectativa das próximas oficinas que acontecerão nos dias 23 e 30 de outubro. Fomos orientados pela coordenadora Cláudia Fabiana para produção de ótimas oficinas. Houve uma mudança na data do seminário institucional, agora acontecerá no dia 29 de novembro, com a apresentação dos trabalhos dos bolsistas na própria faculdade. A coordenadora também falou do Enalic, da definição dos bolsistas que irão participar. Discutimos também os temas do Seminário Institucional.


Quinta, 16 /10/2014.

Neste dia, houve reunião no CIEP Joracy Camargo, para planejamento das oficinas de grafitagem, que serão realizadas nos dias: 23 de outubro e 30 de outubro. Também tivemos a orientação da coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso, com o intuito de aprimorar o conhecimento dos alunos em relação ao grafite e à pichação.

  
Quinta, 23 /10/2014.




Apresentamos a tão esperada oficina de grafitagem no CIEP Joracy Camargo. Foi muito intensa a participação dos alunos, que adoraram e tiraram todas as dúvidas relacionadas à diferença entre pichação e do grafite.



NA FACULDADE

Houve, neste dia, reunião na faculdade com a coordenadora Cláudia Fabiana, com a participação de todos os bolsistas para planejamento do Enalic e do Seminário Institucional, que irá acontecer nos próximos dias.


Quinta, 6 /11/ 2014.

Apresentamos nesta data a definição de literatura marginal, em que todos os alunos fizeram perguntas e tiraram todas as dúvidas. Houve uma interação muito boa entre os bolsistas e os alunos do CIEP. No final, os alunos fizeram suas frases e desenhos, que irão ser expostos nos muros da escola. Demos para eles diversas ideias para a elaboração de suas frases.


NA FACULDADE

Na realização da reunião, na faculdade, discutimos sobre o Seminário Institucional, tiramos todas as dúvidas referente aos trabalhos que serão apresentados pelos bolsistas. A coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso deu várias ideias.  Meus trabalhos no ENALIC e no Seminário Institucional têm o título de “A Literatura de Cordel e o Repente: diálogos entre gêneros textuais e identidades culturais na Baixada Fluminense.”


Quinta,13/11/ 2014.

A atividade cultural de pintura dos grafites no muro da quadra do CIEP Joracy Camargo foi realizada nesta data com a participação dos bolsistas, da coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso e do supervisor geral Anderson Brandão. Fizemos um grafite no muro do CIEP, com a colaboração dos alunos e também da professora Mariley. Foi super divertido, adorei participar desta atividade.















Terça: 25/11/14 - Apresentação do PIBID/ UNIABEU- Letras / Língua Portuguesa ao Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP).


Com o  intuito de divulgar o curso de Letras, para formandos do Curso Normal, foi apresentado o perfil do programa PIBID e sua atuação nos Institutos de Educação Carlos Pasquale e CIEP 380 Joracy Camargo que possuem o mesmo objetivo que é formar a nível médio professores que atuem na Educação Infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental.  Apenas um bolsista foi convidado para este projeto, no caso, foi priorizado um ex aluno da instituição beneficiada pela palestra.

No vídeo abaixo, pode-se ver parte da apresentação geral do trabalho apresentado  pelo Centro Universitário Uniabeu, em específico, minha apresentação sobre o PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA.





Sexta, 28/11/14 - 1º Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas da UFRJ.


Este encontro teve por objetivo a apresentação de diversos trabalhos envolvendo diferentes gêneros textuais, em específico, a sala em que apresentamos tinha o objetivo de compartilhar ideias sobre a prática do ensino de Língua Portuguesa contextua lizando com gêneros textuais que fazem referencia a cultura nordestina,  exercitando com o aluno a curiosidade sobre a diversidade de escritos e saberes existentes na transição e adequação cultural que se faz presente. No caso de nosso trabalho, apresentamos o trabalho intitulado “A LITERATURA DE CORDEL E O REPENTE: DIÁLOGOS ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E IDENTIDADES CULTURAIS NA BAIXADA  FLUMINENSE.











Sábado: 29/11/14- I Seminário Institucional PIBID/UNIABEU







Este seminário teve por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido  por  todos os bolsistas e todos apresentaram as atividades que foram realizadas ao decorrer deste ano de 2014.
Foi um evento muito importante para nós, pudemos avaliar e presenciar cada trabalho produzido nas U.ES









08/12/2014- O V Encontro Nacional das Licencia turas (ENALIC)





 Este seminário teve por objetivo fazer uma grande mostra do trabalho realizado em todo o país pelo PIBID em diferentes áreas de conhecimento.

Neste evento, apresentei n dia 8 o pôster intitulado  “A LITERATURA DE CORDEL E O REPENTE: DIÁLOGOS ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E IDENTIDADES CULTURAIS NA BAIXADA  FLUMINENSE",
Como bolsista pude adquirir muitas experiências que posso aplicar em sala de aula, contextualizando com as diferentes condições dos alunos que se beneficiaram.

Sem duvidas, através deste seminário pudemos ter noção das dificuldades de se entrar em sala de aula, questões sociais e econômicas que muitas vezes dificultam o avanço do individuo no meio escolar, mas depois de ver tantas pessoas que estão empenhadas cada vez mais em melhorar a Educação Brasileira, vejo que ainda temos muito oque fazer e também que não podemos desanimar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário