Atividades na Escola - 2015/ Segundo Semestre


-PROJETO SABOR DA TERRA através desse projeto, proporcionamos aos alunos uma viagem de reflexão sobre o que é a cultura oral que nos possibilitou a formação do território nacional, também através do mesmo, propusemos um estudo analítico sobre os gêneros: Lendas, Repente e Cordel, caracterizando cada um de acordo com sua especificidade e utilidade popular.











-1° OFICINA (21 de setembro de 2015) - neste primeiro momento, iniciamos com um questionamento do que seriam as Lendas? E a sua utilização no contexto nacional. Partindo desse questionamento, foi-se elaborada uma oficina que pretendia explorar as lendas indígenas e folclóricas que compõem a região Sudeste e reconstruir um pouco da cultura oral responsável pela perpetuação da passagem de algumas lendas através dos anos.





- 2° OFICINA (24 de setembro de 2015) – neste segundo momento, continuamos com a temática da cultura oral, mas partimos para um novo tópico.

O Repente e a Literatura de Cordel entram no contexto dos educandos para complementar e agregar aos educandos diferentes formas de propagação da literatura oral sendo que agora, através de gêneros não nacionais, mas que se desenvolvem no Brasil de modo inesperado, enfatizando sempre as noticia do dia a dia e eventos religiosos. Através dos mesmos, também foi feita uma reconstrução cultural das contribuições feitas pelos migrantes nordestinos ao Rio de Janeiro para a construção do território conhecido como Baixada Fluminense.

 Em consonância com o projeto do Pibid Uniabeu, utilizei as oficinas de literatura de cordel e de repente na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, localizada no bairro de Edson Passos em Mesquita RJ, onde trabalhei os gêneros através do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, complementando o trabalho na U,E, fizemos a culminância desta oficina em uma Feira de Artesanato onde xilogravuras e murais foram expostos, tendo eles sido confeccionados pelos alunos do 9° ano que participaram do projeto JORNADA ESCOLAR COMPLETA da Prefeitura Municipal  de Mesquita.



SLIDE DE APRESENTAÇÃO


- PROJETO “O RITMO DOS ANTEPASSADOS” (16 e 17 de novembro de 2015) – A contribuição do Continente Africano para a formação da cultura brasileira tem sido cada vez mais reconhecida e explorada devido as suas riquezas concedidas para a formação do que pode ser chamado de “BRASILIDADE.”

Partindo desse conceito, pretendemos trabalhar a dança como linguagem de formação cultural e fazer com que os alunos reflitam e desmistifiquem preconceitos sobre a prática das danças nas religiões afra.







-1ª OFICINA (16 de novembro de 2015) – nesta primeira oficina buscou criar com os alunos um novo olhar sobre o que é verdadeiramente o Continente Africano e a sua contribuição para a formação do Brasil.

Através de debate e exposição de vídeos, foi construído um dialogo entre as identidades da cultura Africana e as identidades construídas em solo brasileiro, principalmente em quesito religioso.




-2ª OFICINA (17 de novembro de 2015) – nesta segunda oficina, contextualizamos algumas danças típicas do continente Africano com suas realizações no brasil. Retomamos também a questão da religiosidade e de seu sincretismo no período colonial brasileiro. E através disso, os alunos foram estimulados a re-olhar a cultura africana não como algo alheio a sua realidade, mas a algo que faz parte da ambientação cultural na qual os alunos do CIEP 380 foram criados.





-IIº Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas da UFRJ que foi realizado no dia 26/ 27 de novembro de 2054 – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Este encontro teve por objetivo a apresentação de diversos trabalhos envolvendo diferentes gêneros textuais, em específico, a sala em que apresentamos tinha o objetivo de compartilhar ideias sobre a prática do ensino de Língua Portuguesa contextualizando com gêneros textuais que fazem referencia a cultura nordestina, exercitando com o aluno a curiosidade sobre a diversidade de escritos e saberes existentes na transição e adequação cultural que se faz presente. No caso de nosso trabalho, apresentamos o trabalho intitulado “A LITERATURA DE CORDEL E O REPENTE: DIÁLOGOS ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E IDENTIDADES CULTURAIS EM ESCOLAS DA BAIXADA.

- II Seminário Institucional PIBID/UNIABEU que foi realizado no dia: 28 de novembro de 2015, na UNIABEU – Nilópolis. Este seminário teve a apresentação de dos representantes de cada U.E. e através deles, fizemos a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2015 e apresentamos uma das oficinas que foram bem sucedidas junto com os alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário