-PROJETO SABOR DA TERRA através desse projeto, proporcionamos
aos alunos uma viagem de reflexão sobre o que é a cultura oral que nos possibilitou
a formação do território nacional, também através do mesmo, propusemos um
estudo analítico sobre os gêneros: Lendas, Repente e Cordel, caracterizando
cada um de acordo com sua especificidade e utilidade popular.
-1° OFICINA (21 de setembro de 2015 ) - neste primeiro momento,
iniciamos com um questionamento do que seriam as Lendas? E a sua utilização no
contexto nacional. Partindo desse questionamento, foi-se elaborada uma oficina
que pretendia explorar as lendas indígenas e folclóricas que compõem a região
Sudeste e reconstruir um pouco da cultura oral responsável pela perpetuação da
passagem de algumas lendas através dos anos.
-PROJETO SABOR DA TERRA através desse projeto, proporcionamos
aos alunos uma viagem de reflexão sobre o que é a cultura oral que nos possibilitou
a formação do território nacional, também através do mesmo, propusemos um
estudo analítico sobre os gêneros: Lendas, Repente e Cordel, caracterizando
cada um de acordo com sua especificidade e utilidade popular.
-1° OFICINA (21 de setembro de 2015 ) - neste primeiro momento,
iniciamos com um questionamento do que seriam as Lendas? E a sua utilização no
contexto nacional. Partindo desse questionamento, foi-se elaborada uma oficina
que pretendia explorar as lendas indígenas e folclóricas que compõem a região
Sudeste e reconstruir um pouco da cultura oral responsável pela perpetuação da
passagem de algumas lendas através dos anos.
- 2° OFICINA (24 de setembro de 2015 ) – neste segundo momento,
continuamos com a temática da cultura oral, mas partimos para um novo tópico.
O Repente e a Literatura de Cordel entram no contexto dos
educandos para complementar e agregar aos educandos diferentes formas de
propagação da literatura oral sendo que agora, através de gêneros não
nacionais, mas que se desenvolvem no Brasil de modo inesperado, enfatizando
sempre as noticia do dia a dia e eventos religiosos. Através dos mesmos, também
foi feita uma reconstrução cultural das contribuições feitas pelos migrantes
nordestinos ao Rio de Janeiro para a construção do território conhecido como
Baixada Fluminense.
Em consonância com o
projeto do Pibid Uniabeu, utilizei as oficinas de literatura de cordel e de
repente na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, localizada no bairro
de Edson Passos em Mesquita RJ, onde trabalhei os gêneros através do livro
“Vidas Secas” de Graciliano Ramos, complementando o trabalho na U,E, fizemos a
culminância desta oficina em uma Feira de Artesanato onde xilogravuras e murais
foram expostos, tendo eles sido confeccionados pelos alunos do 9° ano que
participaram do projeto JORNADA ESCOLAR COMPLETA da Prefeitura Municipal de Mesquita.
SLIDE DE APRESENTAÇÃO
- PROJETO “O RITMO DOS ANTEPASSADOS” (16 e 17 de novembro de 2015 ) – A
contribuição do Continente Africano para a formação da cultura brasileira tem
sido cada vez mais reconhecida e explorada devido as suas riquezas concedidas
para a formação do que pode ser chamado de “BRASILIDADE.”
Partindo desse conceito, pretendemos trabalhar a dança como
linguagem de formação cultural e fazer com que os alunos reflitam e desmistifiquem
preconceitos sobre a prática das danças nas religiões afra.
Através de debate e exposição de vídeos, foi construído um dialogo
entre as identidades da cultura Africana e as identidades construídas em solo
brasileiro, principalmente em quesito religioso.
-2ª OFICINA (17 de novembro de 2015 ) – nesta segunda oficina,
contextualizamos algumas danças típicas do continente Africano com suas
realizações no brasil. Retomamos também a questão da religiosidade e de seu
sincretismo no período colonial brasileiro. E através disso, os alunos foram
estimulados a re-olhar a cultura africana não como algo alheio a sua realidade,
mas a algo que faz parte da ambientação cultural na qual os alunos do CIEP 380
foram criados.
-IIº Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas da
UFRJ que foi realizado no dia 26/ 27 de novembro de 20 54 – Universidade Federal do
Rio de Janeiro. Este encontro teve por objetivo a apresentação de diversos
trabalhos envolvendo diferentes gêneros textuais, em específico, a sala em que
apresentamos tinha o objetivo de compartilhar ideias sobre a prática do ensino
de Língua Portuguesa contextualizando com gêneros textuais que fazem referencia
a cultura nordestina, exercitando com o aluno a curiosidade sobre a diversidade
de escritos e saberes existentes na transição e adequação cultural que se faz
presente. No caso de nosso trabalho, apresentamos o trabalho intitulado “A LITERATURA DE CORDEL E O REPENTE: DIÁLOGOS ENTRE GÊNEROS
TEXTUAIS E IDENTIDADES CULTURAIS EM ESCOLAS DA BAIXADA.
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